Com 45 questões para cada área e uma proposta para redação, a prova do Enem 2010 deve repetir o padrão do ano passado. Segundo os professores ouvidos pelo blog do Fovest, raciocínio lógico e interpretação de texto valem mais que fórmulas, datas e regras decoradas. Confira qual deve ser a cara da prova e veja dicas dos professores de cursos pré-vestibulares.
1 - Ciências Humanas e suas Tecnologias
Como vai ser: É uma prova preparada para valorizar o conhecimento geral e a visão de mundo adquirida pelo aluno e, por isso mesmo, uma das provas mais difíceis de serem ‘previstas’ pelos professores. A prova de ciências humanas no Enem costuma exigir muita interpretação de texto, envolvendo mais de um assunto nos enunciados. Estar por dentro de acontecimentos atuais faz diferença.
Palpites: Para o professor de história do cursinho do XI, Pedro Sérgio Pereira, a prova do Enem costuma ser interdisciplinar. "Perguntas que misturem geografia e história sempre aparecem", diz. Para Pereira, questões que abordem a relação do estado brasileiro com a sociedade em diferentes governos merecem atenção do estudante. Ele também lembra que temas que fazem 'aniversário' sempre podem ser cobradas. "É o caso dos 100 anos da revolução mexicana", diz.
2 - Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Como vai ser: Também exige muita leitura e costuma "esconder" o conteúdo em meio a enunciados longos. Tabelas, diagramas e gráficos são presença certa. Muitas questões costumam misturar as disciplinas, principalmente a química e a biologia.
Palpites: Na física, o aluno deve estar atento a mecânica. "Minha dica vai para as questões que relacionam a causa e os efeitos do movimento", diz o supervisor de física do sistema COC, Marco Antonio Gonçalves. Na biologia, diz Fernando Roma, também do COC, sempre aparece uma questão tratando da água. "Pode ser da importância dela para o meio ambiente, para a geração de energia ou a relação com o efeito estufa."
3 - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Como vai ser: A prova deverá seguir a tendência de anos anteriores, evitando a análise gramatical pura. Em seu lugar, avalia-se a capacidade do aluno em entender os textos. Como o Enem costuma relacionar um texto por questão, prepare-se para ler. Muito. A novidade fica por conta da língua estrangeira que não deve ser cobrada num nível muito alto.
Palpites: De acordo com o professor Francisco Achcar, coordenador de português do Objetivo, quem vai fazer o Enem precisa estar familiarizado com a leitura de jornais e sites de notícias. "Muitas questões têm linguagem jornalística", explica. Segundo ele, o próprio tema da redação pode vir de um assunto que virou notícia recentemente. Achcar também destaca as questões sobre voz ativa e passiva. Para ele, são temas que podem aparecer, sem uma "cara de gramática". "O Enem quer saber se você é um bom leitor e consegue entender a estrutura das frases e não se você decorou a terminologia da gramática."
4 - Matemática e suas Tecnologias
Como vai ser: A prova de matemática deve vir cheia de dados, referências e informações. Fique atento. Parte desses números todos pode estar ali para fazer contexto. A informação necessária para resolver a pergunta pode estar em uma única linha de um grande texto. A parte teórica da matemática deve ser cobrada, mas não espere que todas as fórmulas ensinadas no ensino médio sejam exigidas. Com raciocínio e regras de três é possível acertar várias questões.
Palpites: "Aposte nas proporções e porcentagens", diz o professor de matemática Émerson Furtado, do curso Positivo, de Curitiba. Segundo ele, a maioria das perguntas poderá ser resolvida com base no conhecimento dessas operações. Questões sobre funções e coeficientes também devem estar presentes na prova, diz o professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário