segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Fuvest divulga lista de convocado para a segunda fase

A Fuvest divulgou na manhã de hoje a lista de candidatos convocados para a sua segunda fase, que começa no dia 9 de janeiro de 2011. Os nomes podem ser conferidos em www.fuvest.br.
No total, fora chamados 38.151 participantes, incluindo os treineiros.
A Unicamp também divulga a sua lista hoje, até as 12h.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Abstenção no Enem para prejudicados ultrapassou 50%

Menos da metade dos convocados para refazer uma das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) compareceu aos locais em que o exame foi aplicado na tarde de hoje. No total, foram chamados mais de 9.500 estudantes para fazer novamente a prova de ciências humanas e ciências da natureza, mas apenas cerca de 4.400 compareceram.
A reaplicação do exame ocorreu devido a erros de impressão nas provas amarelas realizadas no dia 6 de novembro. Foram chamados pelos Ministério da Educação apenas os candidatos que: 1) receberam a prova amarela de sábado com defeito de impressão; 2) não receberam um novo caderno de questões; e 3) tiveram seu caso registrado em ata.
Além disso, outros 35 estudantes conseguiram na Justiça o direito de ser incluídos na reaplicação.
Os gabaritos e as provas reaplicadas hoje serão divulgados no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) na próxima terça-feira, às 18h.



Escrito por Equipe Fovest

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Avaliação seriada diminui pressão do vestibular


O nome muda de uma universidade para outra, mas a intenção de quem adota o sistema de avaliação seriada é uma só: diminuir a pressão do vestibular.
Com provas aplicadas ao final de cada ano do ensino médio -e que cobram conteúdos dados na série correspondente-, esse modelo de seleção ganhou a aprovação de instituições e alunos.
A UnB (Universidade de Brasília), uma das primeiras a adotar o sistema, fará no ano que vem a 15ª edição do seu programa seriado.
Segundo Paulo Portela, coordenador acadêmico do Cespe/UnB, uma das grandes vantagens é que, em geral, os candidatos enfrentam uma concorrência menor do que no vestibular.
Carlos Cecconello/Folhapress
Victoria Romano, 16, faz o exame seriado da Faap de SP
Victoria Romano, 16, faz o exame seriado da Faap de SP

"Medicina na UnB facilmente passa de 100 candidatos por vaga. No PAS [Programa de Avaliação Seriada], são uns 30", exemplifica.
Bruna Raeder, 17, que fez a prova do 3º ano no último fim de semana, vê outras vantagens: "A gente consegue estudar melhor, dar mais atenção aos conteúdos".
"Quando a gente faz só uma prova, não absorve o conteúdo, só decora", afirma Victoria Romano, 16, que participa do programa de avaliação seriada da Faap.
Presidente da comissão do vestibular da UFSM (federal de Santa Maria, RS), Edgar Durante concorda. "É um sistema que permite que o aluno se prepare melhor."
Novata nesse processo, a UEM (estadual de Maringá, PR) fez sua primeira prova no ano passado e, mesmo sem ter completado o ciclo dos três anos, já aprova o modelo. "Estamos impressionados com o sucesso do programa", diz Emerson Arnaud de Toledo, presidente da comissão Toledo diz que modelo seriado tem sido elogiado pelas escolas. "Dizem que agora o estudante se interessa desde o 1º ano. Não é mais aquela coisa de estudar para o vestibular só no último ano."

USP
As regras da avaliação seriada diferem nas universidades.
A UFU (federal de Uberlândia, MG), por exemplo, só aceita a participação de alunos que estudaram em escolas públicas. O mesmo acontece na USP, que faz apenas uma prova, para alunos do terceiro ano.
O exame da USP não garante uma vaga na universidade, apenas concede bônus de até 3% na Fuvest. Pouco conhecido dos estudantes, o Pasusp (Programa de Avaliação Seriada da USP) está sendo alvo neste ano de divulgação maior, feita por alunos e professores da universidade.


ANDRESSA TAFFAREL
DE SÃO PAULO
Editoria de Arte/Folhapress

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

CONCURSO DE BOLSAS 2011

Unesp divulga lista de convocados para a 2ª fase

A Unesp divulgou hoje a lista dos convocados para a segunda fase de seu vestibular 2011. Para conferir a lista, clique aqui.
No total, 31.599 candidatos foram convocados.
A segunda fase acontece nos dias 19 e 20 de dezembro, das 14h às 18h30, com 36 questões discursivas e uma dissertação. Os locais onde as provas serão aplicadas também foram divulgados hoje.
São oferecidas 6.484 vagas em 155 opções de cursos, distribuídos em 28 unidades localizadas em 19 municípios de todas as regiões paulistas (Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro, Rosana, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente e Tupã).


Escrito por Equipe Fovest